Cacheados e Crespos: como cuidar
2/8/2023

Cacheados e Crespos: como cuidar

Dicas

Eles são mais frágeis do que se pensa porque costumam perder óleo e água com mais facilidade, por isso demandam cuidados especiais desde a lavagem.Os cabelos com algum tipo de curvatura sofrem mais com vilões como ressecamento e falta de brilho porque a oleosidade natural do couro cabeludo demora mais para chegar até as pontas, justamente por causa das curvas ao longo do seu comprimento.Esse problema pode acontecer em diferente intensidade de acordo com o tipo de curvatura, isso quer dizer que os fios com a curvatura mais fechada são, consequentemente, os mais ressecados.De qualquer forma, fios cacheados ou crespos, sofrem com esse tipo de problema. Mas, o que muita gente desconhece é que há uma solução simples para tratá-lo, o que a gente te conta a seguir.

O segredo para um tratamento bem sucedido é oferecer ao fio o que ele realmente precisa, e para isso é preciso saber identificar se ele precisa de mais hidratação (reposição de água) ou de mais nutrição (reposição de óleos). E como saber? Observando as características do seu cabelos hoje:

Se os seus fios estão ásperos e sem brilho isso é um indicativo que eles precisam de hidratação, por isso é importante optar por produtos que contenham esse benefício. Mas se eles estão ressecados e com excesso de frizz é um sinal que precisam repor óleos, por isso o tipo de tratamento que devem receber são aqueles baseados em nutrição.

Estes são os problemas mais comuns entre os fios cacheados ou crespos, mas se eles também apresentam fios quebradiços ou com pontas duplas é um sinal que eles precisam ser "reconstruídos", isso quer dizer, que precisam recuperar a massa capilar perdida geralmente com tratamentos químicos, como descoloração ou coloração.Nesse caso, para reconstruir a fibra é necessário optar por produtos que contenham proteína hidrolisada ou queratina na fórmula. E vale lembrar que para um tratamento mais completo é ideal alternar o produto de tempos em tempos, porque assim como o nosso humor o nosso cabelo também sempre muda.🤣Brincadeiras à parte, como a necessidade do fio sempre muda, a escolha mais acertada SEMPRE é optar pelo cronograma capilar pois ele trata todos os tipos de dano. E se você ainda tem dúvidas de como fazer o Cronograma Capilar, nós explicamos em detalhes AQUI.

Lavagem

A lavagem também demanda um cuidado especial com o uso de shampoos mais suaves que não removam toda a oleosidade natural do couro cabeludo, ou condicionadores limpantes conhecidos como CoWash (nesse caso, o condicionador faz o papel do shampoo).Há também outra maneira de proteger os fios durante a lavagem com a utilização da técnica de pré-poo que cria uma fina camada no fio e impede o ressecamento excessivo do shampoo, algo bem fácil e simples de adotar na rotina de lavagens. Para aprender um pouco mais sobre a técnica Pré-Poo é só clicar AQUI que a gente te conta em detalhes também.

#DicaYamá

E para facilitar ainda mais esse cuidado com cachos e crespos, reunimos aqui alguns dos nossos queridinhos perfeitos para cada tratamento. > Para lavar

> Para tratar e finalizarOs multifuncionais são perfeitos para tratar os fios e eles podem ser usados como condicionador ou leave-in para finalizar:

E, então, gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe este conteúdo com as suas amigas!Até breve!

Dicas