Cabelo desbotado

5 formas de evitar esse problema durante o verão

Lidar com o cabelo desbotado é um dos pesadelos mais comuns das mulheres que tingem os fios. Loiras, ruivas ou morenas: com a chegada do verão, é difícil se ver livre desse problema.

Afinal, a exposição ao sol, à água do mar e ao cloro da piscina podem potencializar o efeito e o resultado é um cabelo sem vida e “apagadinho”.

Se você sofre com esse problema, vai perceber que alguns cuidados simples podem ajudar e muito!
E se você é um profissional cabeleireiro, aproveite e envie essas dicas para suas clientes, afinal é importante que elas mantenham os fios bonitos, brilhantes e luminosos durante todo o ano, não é mesmo?

Cabelo desbotado e verão: qual a relação?

Antes de falarmos sobre as dicas, é importante entender porque o problema acontece. Como dissemos na introdução, durante a estação mais quente do ano são muitos os “vilões” que podem agredir o nosso fio e desbotar aquela cor incrível.

Sol

O primeiro deles é o sol. Assim como os raios ultravioletas queimam a nossa pele, eles também conseguem agredir os fios capilares. Enquanto as madeixas naturais podem ficar um pouco mais claras (como um “reflexo natural” devido a essa ação solar mais intensa), os fios coloridos acabam desbotando.

Isso acontece porque os pigmentos da tintura ficam na parte mais superficial do cabelo, exatamente onde o sol atinge com mais facilidade. O calor também faz com que as lavagens se tornem mais frequentes, o que contribui para o problema.

Cloro e sal

Outro vilão é o cloro da piscina. O agente químico age principalmente nos fios loiros, deixando-os esverdeados. Os ruivos também sofrem e podem ficar mais amarronzados, enquanto os castanhos escuros perdem brilho e ficam opacos e foscos.

O sal do mar age de forma parecida, já que ele e o cloro conseguem abrir as cutículas dos fios devido ao pH mais elevado. Isso faz com que os cabelos fiquem mais sensíveis e passem a perder pigmentação graças ao ressecamento.

Como evitar o desbotamento do cabelo?

Agora que você já entendeu um pouco melhor como o verão pode causar o desbotamento dos fios tingidos, que tal seguir alguns cuidados simples para evitar o problema? Confira!

1. Protetor solar

Nós já falamos aqui no blog sobre os protetores solares para os cabelos e sempre indicamos o uso desses produtos. Afinal, esses cremes, leave-in e finalizadores contam com proteção UV, o que ajuda a “blindar” o fio da ação solar, melhorando a saúde capilar e, claro, evitando o desbotamento.

A forma de aplicação depende de cada produto e é sempre essencial seguir as orientações do fabricante. Em geral, eles podem ser aplicados antes de se expor ao sol e depois da praia ou da piscina, sempre lavando os fios com água doce para retirar as impurezas do cloro e do sal marinho.

Além dos produtos específicos, a proteção mecânica contra o sol também é válida. Por isso, é importante usar chapéus, bonés e prender os cabelos e protegê-los da ação direta do sol.

2. Shampoo roxo

Para as loiras, o amarelamento é uma das preocupações mais constantes. E no verão, devido a tudo o que dissemos no tópico anterior, o problema pode ser potencializado.

Por isso, é essencial investir no shampoo e condicionador desamarelador, que pode ser usado com um intervalo menor nesse período (principalmente para quem está aumentando o número de lavagens durante a semana).

Se o cabelo estiver muito amarelo, a linha desamareladora poderá ser usada em dias intercalados, até atingir a cor desejada e então fazer a manutenção usando os produtos uma vez por semana.

Lembre-se, contudo, que esses produtos tendem a ressecar mais os fios. Então, é fundamental caprichar na hidratação.

3. Hidratação

Cuidar da saúde dos fios é uma das dicas mais importantes para evitar o cabelo desbotado. E isso pode ser feito independentemente da cor das madeixas.

Assim, a dica é investir em shampoos e condicionadores que sejam mais encorpados e que contenham ativos hidratantes. E, claro, não se esquecer das máscaras de tratamentos que podem ser aplicadas de 1 a 2 vezes na semana, dependendo da quantidade de lavagens.

E se quiser dar uma turbinada nos cuidados, comece o Cronograma Capilar antes da viagem e siga com os cuidados durante os dias de praia e piscina.

4. Chapinha e secador

Se for possível, nos dias que for curtir a praia, a piscina ou ficar exposta ao sol com mais intensidade, é importante evitar o uso de fontes de calor, como chapinha, secador, baby liss, etc.

Mesmo usando protetor térmico, esses itens costumam danificar bastante o cabelo – que já está mais “sensível” devido às demais agressões que citamos no tópico anterior.

Então, a dica é fazer uma boa hidratação e deixar os fios secarem naturalmente.

5. Máscaras tonalizantes

Outra ideia bem legal para manter a cor mais viva entre uma coloração e outra é investir nas máscaras tonalizantes. Hoje é possível encontrá-las para quase todos os tipos de cabelos, como loiros, vermelhos, castanhos e pretos.

É possível usá-las 1 vez a cada 20 ou 15 dias se notar um desbotamento mais intenso – e claro manter os demais cuidados que citamos. E sempre seguindo as orientações do fabricante, principalmente respeitando o tempo de pausa.

Além de todas essas dicas, ainda é muito importante evitar lavar os cabelos na água quente e sempre lavar os fios com água doce após se expor à piscina ou ao mar. Evite também prender os cabelos molhados, porque isso pode favorecer as quebras.

Com essas dicas, ficou mais fácil evitar o cabelo desbotado durante o verão? Aproveite e compartilhe nosso post com suas amigas e/ou clientes e ajude-as a manterem o resultado incrível da coloração!


Compartilhe: