Cabelo Ondulado

Guia completo de cuidados para suas ondas!

Os cabelos ondulados são lindos. Porém, para manter o movimento das ondas é preciso uma série de cuidados especiais, ajudando o fio a mostrar melhor a sua curvatura.

Quem é ondulada sabe que nem sempre as madeixas estarão iguais – e essa versatilidade é um ponto super positivo do ondulado. Afinal, com a finalização certa, é possível deixá-lo mais ou menos definido.

Não sabe como cuidar muito bem do seu cabelo ondulado ou deseja dar um “up” nas suas ondinhas? Então confira esse guia completo de cuidados que montamos!

Cabelo ondulado: qual é o seu?

Antes de qualquer coisa é preciso entender que o ondulado não é tudo igual. Isso porque existem variações na curvatura. Assim, temos:

  • 2A: os fios são mais finos, com a raiz mais lisa e há uma leve ondulação no comprimento;
  • 2B: as madeixas são mais curvilíneas, ainda que a raiz se mantenha lisa, as ondulações começam a se definir, mais ou menos, perto da orelha. As ondas são mais fechadas do que o 2A e esse é um cabelo mais fácil de ser moldado;
  • 2C: é quase um cabelo cacheado, porém a raiz ainda é mais lisa do que o cabelo do tipo 3. As ondas são bem mais fechadas, os fios mais grossos e volumosos.

Entender qual é o tipo de cabelo ajuda muito na hora de encontrar o produto certo e também a finalização mais adequada. Por exemplo, como o 2A é um cabelo mais fino, produtos com excesso de óleo ou cremes de pentear mais grossos podem pesar e não ajudar a definir. Já esses mesmos produtos podem ficar excelentes em um cabelos 2C.

Cuidados com o cabelo ondulado: lavagem e hidratação

A lavagem do cabelo ondulado pode ser feita tanto diariamente como em dias alternados, dependendo do quanto oleoso é o seu cabelo. Geralmente, o fio 2A se apresenta com um pouco mais de oleosidade do que o 2C, que já é mais seco.

Isso acontece pela curvatura dos fios, quanto mais fechado é o cacho, mais difícil é para a oleosidade natural do couro cabeludo chegar até as pontas.

O ideal é procurar lavar os cabelos com um shampoo específico para ondulados e cacheados, que seja de acordo com a sua curvatura. Esses produtos costumam ser um pouco mais hidratantes do que os voltados aos cabelos lisos, além de terem uma dose extra de óleo – itens indispensáveis para os fios ondulados.

A lavagem também precisa ser feita com cuidado: o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e é fundamental retirar todo o produto do fio enxaguando bem. Lembre-se também de usar o condicionador em toda lavagem, para selar as cutículas e trazer mais emoliência ao cabelo, ajudando a formar as ondas.

Cabelos tingidos

Se, além de ondulado, o seu cabelo também é tingido, a dica é alternar o shampoo com um de tratamento para cabelos coloridos. Assim, você conseguirá manter a cor por mais tempo.

Hidratação

Os cabelos ondulados precisam muito de hidratação para manterem as ondas mais definidas e bonitas. Quanto mais ondulado ele for, maior será a perda de água e de óleo.

Então, a dica é investir em máscaras de tratamento específicas para os fios ondulados e cacheados. A hidratação pode ser feita entre 2 a 3 vezes por semana, dependendo da quantidade de lavagens, e a nutrição entre 1 vez por semana a 1 vez a cada 15 dias.

Assim, além de manter seus cabelos mais saudáveis, você conseguirá melhorar três problemas muito comuns do ondulado: o excesso de frizz, a falta de definição e o excesso de volume.

Quanto mais hidratadas estiverem suas madeixas, mais definidas ficarão as suas ondas, com menos frizz e volume. Porém, lembre-se que essas são características naturais dos ondulados – e um pouco dessas questões sempre existirá, se caracterizando no charme desse tipo de madeixa.

Finalização para cabelos ondulados: dicas e truques

Assim como os cacheados e crespos, as ondulações também precisam de uma boa finalização para ficarem ainda mais aparentes. Existem muitas técnicas que podem ser usadas dependendo da curvatura do seu fio. Algumas dicas e finalizações fazem muito sucesso com os ondulados. Confira.

1. Toalha de microfibra

Uma ideia interessante é substituir a toalha tradicional pela de microfibra ou por uma camisa antiga de algodão. Assim, você reduzirá bastante o frizz e ajudará as suas ondinhas a definirem melhor.

Quer uma finalização bem simples e rápida? Assim que sair do banho, aplique um pouco de creme de pentear para cabelos ondulados, penteie com um pente de dentes largos e seque amassando os cabelos.

Faça isso com a cabeça virada para baixo. Retire toda a umidade do fio, amassando bem. Se quiser, adicione um pouquinho de gelatina capilar para manter as ondinhas por mais tempo e deixe secar naturalmente ou use o difusor.

2. Rake and Shake

Outra finalização que faz sucesso com os ondulados é a rake and shake. Para fazê-la, é bem simples. Com o cabelo molhado, aplique o creme de pentear e depois penteie os fios com um pente de dentes largos.

Na sequência, separe os cabelos em mechas (como se fosse fazer uma fitagem). Passe os dedos pelo fio e segure na pontinha do cabelo. Dê algumas “agitadinhas” no fio para soltar as mechinhas e pronto. Faça isso em todas as mechas.

Se quiser, termine amassando para deixar as ondas ainda mais potentes.

3. Coques soltos

Essa finalização faz bastante sucesso com as mulheres de cabelo 2A e é super fácil. Com os cabelos úmidos, aplique seu creme de pentear ou ativador de cachos e penteie. Depois, é só prendê-lo em um coque frouxo e deixar secar. Solte o coque e pronto!

Claro que, além dessas, você também poderá usar algumas finalizações das cacheadas, como a fitagem. Só tome cuidado com os produtos que irá usar, para não pesar nos fios.

4. Dicas de expert: os melhores produtos para cabelos ondulados

Além de todas essas dicas, encontrar o produto certo é extremamente importante para os cabelos ondulados. O ideal é buscar por itens que sejam pensados para esse tipo de fio, que consigam hidratar profundamente e não pesem muito.

Veja só a seleção de itens que separamos!

Less poo e Condicionador

Para lavar os fios sem ressecar, uma opção incrível é o Less Poo da Yamasterol e o Condicionador da mesma linha. Essa é uma versão com pouco sulfato, que limpa delicadamente o couro cabeludo e os fios, preservando a oleosidade natural e impedindo o ressecamento excessivo – que causam frizz e impedem a definição das ondas.

O condicionador ajuda a complementar a lavagem, proporcionando mais hidratação, brilho e definição às ondinhas.

Creme para pentear linha Cachos

Apesar do nome, o Creme para Pentear Yamasterol Cachos também conta com uma versão para as onduladas. A linha é dividida em 3 versões: para fios 2ABC e 3A, 3BC e 4ABC.

Spray Day After

Uma das principais dificuldades das onduladas é conquistar um bom day after, não é mesmo? Para isso, o Spray Day After Yamasterol Cachos é um super aliado. Ele umidifica e modela as ondinhas, reduzindo o frizz e aumentando a hidratação.

Agora ficou mais fácil cuidar dos seus cabelos ondulados e mostrar toda a beleza e a versatilidade desse fio?
Ajude as suas amigas: compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais!


Compartilhe: