Cabelos ondulados: como cuidar

Apesar de serem muito cobiçados, também sofrem com alguns problemas como ressecamento, frizz e falta de definição. Por isso, é fundamental saber a forma mais adequeada de cuidar deles, e a gente te explica!

São cobiçados porque ficam entre os cacheados e os lisos e por isso são mais fáceis de serem moldados, tornando as mulheres mais versáteis. Mas apesar de todas essas vantagens, também sofrem com o ressecamento e frizz.

A melhor maneira de lidar com todos esses pontos é investindo em uma boa hidratação. Quer entender melhor como ela pode salvar as suas ondinhas? Então continue a leitura e veja as dicas amigas que separamos!

Cabelos ondulados: a estrutura do fio

De maneira geral, podemos dizer que esse tipo de cabelo (2A, 2B e 2C) é mais irregular e fino do que os lisos, e por isso tem mais facilidade para formar as ondas características.

Como o fio não é “reto”, a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldade de se espalhar em toda a extensão. Isso significa um cabelo com as pontas mais ressecadas do que a raiz (que em alguns casos pode até mesmo ser oleosa).

É justamente por essa característica que os cabelos ondulados precisam tanto de uma boa hidratação. Se ela for feita regularmente, será mais fácil manter as suas ondas sadias, mais definidas e longe do frizz.

Entendendo melhor a hidratação

A hidratação, como o próprio nome sugere, busca repor a água perdida pela estrutura capilar. Sem água, nenhum outro tratamento é bem absorvido. Ou seja, não adianta investir em ótimas máscaras reconstrutoras ou em umectação e nutrição, se você não tiver uma boa base, que é construída com a hidratação frequente.

É por isso que, quando falamos em cronograma capilar ou outros métodos de tratamento, a hidratação aparece com muito mais frequência. Primeiro, porque é mais fácil para o cabelo perder água do que os demais nutrientes e segundo porque sem ela o seu fio não conseguirá absorver nenhum dos outros produtos.

Pense que a hidratação capilar é semelhante ao que acontece com a nossa pele. Uma pele com pouca água fica ressecada e opaca. Um cabelo que perde água todos os dias (devido à poluição, uso de secador, chapinha e outras agressões) se torna sem vida, com menos brilho, mais fraco e, no caso das onduladas, com menos definição e mais frizz.

Na hora de escolher os produtos, prefira aqueles que sejam destinados ao cabelo ondulado e que contenham ingredientes hidratantes como:

Os produtos certos para hidratar os cabelos ondulados

Já está convencida da importância de hidratar os cabelos ondulados? Então veja a seleção que fizemos com os nossos queridinhos para potencializar a sua hidratação diária.

Less Poo e Condicionador

Um dos itens que mais agride o cabelo ondulado é o shampoo. Geralmente, ele é produzido com princípios ativos muito agressivos e que retiram a oleosidade de uma vez só.

Por isso, onduladas, cacheadas e crespas estão aderindo a técnica do Less Poo, que consiste, basicamente, em usar shampoos com menos sulfato e que, portanto, são menos agressivos ao fio.

A Yamasterol possui uma versão bem bacana para as adeptas dessa técnica que promove uma limpeza delicada do couro cabeludo e dos fios, preservando a oleosidade natural. Para isso, o Shampoo Yamasterol Less Poo conta com uma fórmula enriquecida com aloe vera e óleos de chá verde, com propriedades hidratantes, adstringentes e antioxidantes.

O Condicionador da mesma linha também é enriquecido com óleos de chá verde e aloe vera, o que garante um cabelo mais macio, flexível, com brilho e hidratado.

Multifuncional Babosa

O “amarelinho” já é um velho conhecido das brasileiras – e extremamente recomendado às onduladas. Ele é um creme multifuncional que hidrata, protege, desembaraça e dá mais brilho aos fios.

Tudo isso graças à sua fórmula que conta com D-Pantenol, um poderoso hidratante, e com a babosa que é um antioxidante natural e rica em vitaminas essenciais para fios mais sadios.

Ele pode ser usado como pré-shampoo, condicionador, máscara de hidratação, potencializador de máscaras ou como leave-in finalizador.

A finalização é um passo importante para os cabelos ondulados, marcando ainda mais a curvatura do fio. Esse é um produtinho super versátil que pode ser usado tanto no day after (para dar aquela revitalizada nas ondinhas) como para dar um “up” na sua finalização (ele pode ser empregado na fitagem, dedoliss, com o difusor ou como você preferir).

E, o mais bacana é que, ao mesmo tempo em que ajuda a definir, ele também trata o fio porque contém ingredientes altamente hidratantes.

Como você viu, para manter as ondas sempre bonitas é indispensável pensar também em tratar a estrutura do fio. E nesse caso hidratar os cabelos ondulados é indispensável.

E se você ainda tem dúvidas sobre onde encontrar nossos produtos, dê uma passadinha na nossa loja oficial:

Lá você sempre vai encontrar tudo da Yamá com promoções imperdíveis. Corre lá!;)

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post com as suas amigas!


Compartilhe: