Cuidados com o cabelo no inverno

Mantenha as madeixas saudáveis nessa estação!

A estação mais fria do ano é uma delícia para muitas pessoas. Porém, é inegável que os dias mais secos e gelados acabam trazendo também questões importantes para a saúde dos fios. E quem deseja manter as madeixas lindas também nessa época, precisa se atentar sobre os cuidados com o cabelo no inverno.

Antes de mais nada, contudo, é primordial reconhecer quais são as agressões e problemas mais comuns – e depois definir exatamente os produtos certos para regenerar a fibra capilar e dar adeus aos danos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais os principais danos ao cabelo no inverno?

As temperaturas mais baixas, o vento e a falta de chuvas em algumas partes do país, fazem com que os fios e o couro cabeludo acabem sofrendo bastante. Veja os principais problemas enfrentados nessa época do ano:

  • oleosidade: água quente e uso do secador fazem com que o couro cabeludo fique muito ressecado, surgindo o efeito rebote, quando há produção excessiva de óleo para lidar com esse ressecamento;
  • fios ressecados: geralmente acomete mulheres de cabelos crespos e cacheados. O problema também é a água quente, que retira de forma brusca a oleosidade do couro cabeludo, além da umidade relativa do ar muito baixa;
  • quebras e frizz: acontece, principalmente, com quem tem o costume de sair com os cabelos molhados. O vento e o frio acabam “solidificando” essa água e favorecendo às quebras. Já o frizz pode ser causado pelo vento e pelo uso do secador e da chapinha;
  • opacidade: a água quente e os ventos frios são os principais culpados, principalmente quando deixamos os cabelos secarem naturalmente sem nenhum tipo de proteção.

Cuidados com o cabelo no inverno: 4 dicas essenciais para essa época do ano

Além das dicas básicas, como não lavar os fios na água muito quente e sempre usar protetor térmico antes de secar ou aplicar chapinha e babyliss, existem outras que podem salvar os seus cabelos – especialmente se eles já estiverem apresentando esses problemas. Veja as principais!

1- Invista em produtos hidratantes

A hidratação é de suma importância durante o inverno, já que ela ajudará a devolver a água perdida pela fibra capilar em todas essas agressões que citamos no tópico anterior.

Além da máscara de hidratação (que pode ser usada mais vezes durante a semana), é importante também usar um shampoo mais hidratante e um bom condicionador. Nesses casos, a dica é ficar atenta a textura dos produtos.

Os shampoos mais perolados e leitosos são os ideais para essa época do ano, especialmente para quem sofre com os fios ressecados, como é o caso das mulheres com cabelos cacheados e crespos.

Dica de expert: nossa recomendação é a linha Yamasterol Cachos Coco, com shampoo suave, condicionador hidratante, máscara de tratamento, ativador de cachos e creme de pentear. Uma linha nutritiva e cheia de hidratação para combater o ressecamento e o frizz. Se desejar algo mais potente, invista na máscara Professional Care Silicon Shine capaz de restaurar o brilho, reduzir o volume e tratar o frizz com ativos extremamente hidratantes.

2. Use leave-in e creme de pentear

A ideia é abandonar o secador também no inverno? Não tem problema nenhum. Nesses casos, a dica é investir em um bom leave-in ou creme de pentear. Ambos irão proteger o seu cabelo, evitando os problemas que citamos acima, como a “solidificação” da umidade no fio, o frizz e a quebra.

Tanto os cabelos cacheados e crespos, como os cabelos lisos podem se favorecer com esse cuidado, além de melhorar a hidratação e a maciez do fio, ajudando também a aumentar o brilho.

Dica de expert: uma recomendação bem bacana e super prática para os dias de inverno são os Multifuncionais Yamasterol. Além de creme de pentear, eles também podem ser usados como condicionador, co-wash e máscara de tratamento.

3. Cuide da oleosidade

A água quente é uma verdadeira vilã para quem tem os fios oleosos. Porém, nos dias mais frios é praticamente impossível lavar os cabelos com outra temperatura de água.

Nesses casos, o melhor a fazer é optar por uma linha de tratamento para cabelos oleosos. Esses produtos contam com uma fórmula balanceada que ajudará o couro cabeludo a não sofrer com o efeito rebote (e ainda evitar que o restante do cabelo fique ressecado).

E, claro, não se esqueça de continuar hidratando o fio (mesmo cabelos oleosos precisam desse cuidado).

Dica de expert: quem sofre com a oleosidade pode investir na linha Yamasterol Tratamentos Equilíbrio da Oleosidade, com produtos específicos para ajudar no controle da oleosidade e também para realizar um super detox nos fios.

4. Faça reconstruções

Para quem tem química ou não consegue desapegar do secador e da chapinha, a reconstrução é indispensável, principalmente no inverno quando os fios ficam ainda mais sensíveis.

Então, não se esqueça de realizar essa etapa do cronograma capilar. Se os seus cabelos estão muito quebradiços e possuem química, é possível reconstruir 1 vez a cada 15 dias. Invista em produtos com queratina, colágeno, proteína hidrolisada, arginina e outros.

Dica de expert: para essa etapa do cronograma, a dica é a Máscara Professional Care Rescue Mask, um tratamento intensivo com aminoácidos, proteínas e ácido hialurônico que preenche a porosidade capilar e devolve o brilho, o movimento e a vitalidade aos fios.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil melhorar os cuidados com o cabelo no inverno? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


Compartilhe: