Cacheados, Crespos e o fator encolhimento

Devido à curvatura em espiral, os fios crespos possuem uma tendência maior de “encolher”, dando a impressão que são mais curtos do que realmente são. Mas há maneiras de diminuir esse efeito de “encolhimento”, quer saber como?

Apesar de ser extremamente comum aos cabelos crespos, nem todas as mulheres sabem exatamente como agir com ele e nem saber identificar quais são as melhores dicas e técnicas para reduzir o seu impacto.

Por isso, resolvemos esclarecer porque isso acontece e quais são as técnicas que ajudam a lidar com esse efeito nos fios crespos.

O que é o fator encolhimento e por que ele acontece?

Como dissemos na introdução, o fator encolhimento é característico de quem tem o fio mais anelado, especialmente nas mulheres com cabelos a partir do 3C. Isso faz com que o cabelo acabe parecendo menor do que é, na verdade.

Quem tem os fios crespos tem percepções totalmente diferentes sobre o comprimento de seu cabelo se os fios estiverem molhados ou secos. Molhados e esticados com as mãos eles apresentarão o real tamanho, mas secos eles voltarão a encolher já que os fios ficarão com a curvatura ainda mais fechada.

O fator encolhimento, além de fazer o cabelo parecer mais curto, também contribui para deixar os fios mais emaranhados, especialmente na hora de dormir. Por isso é importante desembaraçar os cabelos sem realizar movimentos muito bruscos, para não danificar a fibra capilar.

Como reduzir o fator encolhimento?

Apesar de ser natural dos fios crespos, muitas mulheres têm dúvidas sobre como lidar com essa situação. Se você quer deixar seu cabelo mais volumoso ou comprido, saiba que existem técnicas capazes de ajudar bastante. Veja as principais.

1. Escolha bem a finalização

A finalização é uma aliada importante na hora de lidar com o fator encolhimento. Opções como dedoliss e fitagem estruturada, por exemplo, são escolhas de muitas mulheres, já que deixam os cachinhos bem mais definidos. Contudo, quanto mais definido ele estiver, maior será o fator encolhimento.

Então, uma dica bacana é investir em cremes de pentear que tenham uma textura mais leve, que não vão deixar os cachos tão definidos e nem aumentará o encolhimento.

Lembre-se também de ir soltando bastante os fios enquanto for aplicando o produto, assim eles vão ficando mais próximos do seu tamanho natural.

2. Faça o truque do secador

Se você não quer trocar o seu creme de pentear ou gosta dos seus cachos mais definidos, uma opção é usar o secador.

Depois de finalizar como você está acostumada, aplique o protetor térmico e espere até que os fios estejam úmidos (e não encharcados). Posicione o secador em uma distância segura dos fios e comece a passar os dedos entre a raiz, soltando os cachos.

As mechas da nuca costumam encolher mais que as outras, então coloque o secador um pouco mais perto e solte os cachos com mais firmeza nessas áreas.

A temperatura também é importante. O jato deverá ser de morno a frio. É possível usar esse truque no cabelo todo ou apenas em algumas partes. Mas atenção porque a ideia não é alisar o cabelo, só esticar levemente os fios.

3. Use um coque

Não quer aplicar calor no seu cabelo? Existe outra solução bem simples: o coque.

Faça um coque quando o cabelo estiver completamente seco – e tome cuidado para deixá-lo bem frouxo. Uma sugestão é usar um elástico que estica bastante e dar só uma volta.

Deixe o cabelo preso por alguns minutos e solte. Você poderá notar que seus cachos vão ficar um pouco mais compridos.

4. Método Banding

Essa é uma técnica muito usada lá fora e que também ajuda a combater o fator encolhimento. A única ressalva é que o método é mais demorado do que os demais.

Para fazê-lo, siga os passos:

  • lave e desembarace os fios. Finalize como de costume e espere secar. Quando os fios estiverem secos, separe os cabelos em 4 mechas ou mais;
  • pegue uma mecha e vá prendendo-a com um elástico, sem dar muitas voltas, e espaçando cerca de 2 dedos. Adicione novos elásticos até chegar às pontas do cabelo. Outra possibilidade é usar uma headband para criar “gomos” no comprimento;
  • deixe os cabelos presos por algumas horas. Uma boa ideia é fazer o método antes de dormir e passar a noite toda com os elásticos. Para impedir que os fios desmanchem, use uma touca de cetim ou um pano;
  • retire os elásticos puxando a raiz para soltar as mechas;
  • passe um pouquinho de óleo no comprimento;
  • amasse as pontas de baixo para cima para estimular os cachos.

Cuidado, porque os elásticos precisam ser presos de modo a não formar nós. E também não se deve usá-los muito próximos da raiz para não causar tração mecânica e levar à quebra.

5. Pente garfo

Por fim, não esqueça de usar o pente garfo. Um segredinho é usá-lo mais próximo da raiz, sempre puxando com suavidade.

Viu só, como existem várias ideias para lidar com o fator encolhimento? Mas como dissemos ele é uma característica natural dos cabelos crespos, afinal, se não fosse ele seria difícil que seus cachinhos ficassem como são. Então, use as nossas sugestões, mas não encane muito, ok?

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo com as suas amigas nas redes sociais e ajude-as a deixarem seus cacheados e crespos ainda mais bonitos!


Compartilhe: