Loiro em casa

É possível conseguir um loiro saudável e no tom desejado em casa, e fazendo você mesma. Mas antes, é essencial seguir alguns passos e adotar alguns cuidados indispensáveis para manter a saúde dos seus fios. Confira nossas dicas.   

Quando vem aquela vontade de mudar completamente o visual, geralmente corremos para o salão não é mesmo!? 

Mas em tempos difíceis como este, muitas mulheres têm optado por colorir os fios em casa mesmo, sozinhas ou com a ajuda de alguém da família. Ainda mais porque hoje em dia os kits completos de coloração tornam o processo prático, fácil e muito mais barato. 

No entanto, quando o assunto é tons loiros o processo exige alguns cuidados extras para garantir a saúde dos fios. Com certeza, você já ouviu falar de alguém que destruiu o cabelo tentando chegar naquele tom de loiro tão almejado. 

Pois é, mas o que ninguém te conta é que, muito provavelmente, esse pessoa não respeitou as condições do seu cabelo antes do processo, e nem tomou os devidos cuidados necessários. Nesse caso, o problema não foi colorir em casa e sim não buscar informação adequada, e mais, não seguir alguns passos essenciais. 

Por isso, a gente resolveu te contar direitinho como fazer o processo com segurança e respeitando os limites dos seus fios.     

1º PASSO: Alguns cuidados são essenciais

O que está por trás de um loiro perfeito, entre outras coisas, é um fio bem tratado e saudável

Durante os processos de descoloração e coloração os cabelos perdem parte de suas proteínas, por isso é fundamental fortalecer os fios antes de qualquer processo químico.

Isso quer dizer que se o seu fio está fragilizado, quebradiço ou extremamente ressecado é fundamental que antes de tudo você faça um tratamento de reconstrução para repor suas proteínas. Ou ainda, invista em um cronograma capilar para deixá-lo ainda mais forte para passar pelo processo químico.

É importante também investir em produtos que tratem o fios além do objetivo final que será descolorir/colorir como explicaremos a seguir. 

Por exemplo, nossa linha de Mini Kit Fashion Color é um kit de coloração que também contém um sachê intensificador de brilho nutritivo e com ação antioxidante.   

2º PASSO: Etapa Descoloração (indicada para fios naturais)

Se os seus fios já estão loiros e você quer clarear alguns tons, não será necessário passar pela descoloração, é só desconsiderar essa etapa e seguir para a próxima ok!?

Mas seu o seu cabelo é natural nos tons castanho, ruivo ou preto, a forma mais certa para se chegar ao loiro desejado é descolorindo previamente os fios. E descolorir não é um “bicho de sete cabeças” como muita gente imagina, é só seguir alguns passos importantes como investir em produtos adequados, respeitando as proporções de água oxigenada e pó descolorante indicadas nas embalagens.

Nós temos águas oxigenadas de várias volumetrias (Oxicremes Yamá) e mais de 10 tipos de Pós Descolorantes, cada um desenvolvido especialmente para um tipo de fio: cabelos cacheados, sensibilizados, fios finos, fios amarelados, etc. É só escolher o pó ideal e seguir o passo a passo que indicamos AQUI no nosso Blog.

Depois dos fios descoloridos, é importante tratá-los com uma máscara de reconstrução para repor parte das proteínas perdida durante o processo. E, em seguida, avaliar as condições do seu fio, se necessário, dê um intervalo maior com um tratamento mais intensivo antes de partir para a próxima etapa: aplicar a coloração. 

Limpeza de coloração (indicada SOMENTE para fios coloridos com tonalidades escuras)

Já para quem tem fios escuros e coloridos o processo é um pouco mais complexo, isso porque será necessário remover os pigmentos artificiais depositados nos fios. Esse processo pode ser feito com o nosso DekapColor, mas dependendo da saturação da cor atual no fio (quantidade de camadas de coloração depositadas) pode ser um processo longo que envolverá mais de 2 ou 3 aplicações com intervalos de 1 semana entre elas. Lembrando que o Dekap só remove colorações oxidativas, então, se é esse o seu caso a gente te explica melhor como funciona o processo AQUI.

3º PASSO: Aplicação da Coloração 

Como já comentamos anteriormente se os seus fios já estão loiros e você quer clarear alguns tons, não será necessário passar pela etapa anterior (descoloração). Depois de tratar os fios com a reconstrução ou o tratamento adequado é só aplicar a coloração. 

A primeira recomendação é adquirir kits completos e com as proporções adequadas de produtos para obter uma mistura homogênea e garantir uma coloração sem manchas. A nossa linha Mini Kit Fashion Color já vem com tudo que você precisa para uma aplicação prática e fácil. 

Com o kit em mãos, leia com atenção e siga à risca todas as recomendações do Guia de Aplicação.

E lembre-se que o processo é feito nos cabelos secos, além disso, devem estar separados por mechas. Vale a pena começar pelos cabelos da nuca, sempre indo da raiz até as pontas dos fios para garantir que fique uma cor mais homogênea e sem manchas. 

Respeite o tempo de pausa indicado, enxágue com água em abundância até remover todo o produto dos fios, e condiciona como de costume.

Lembre-se que fios loiros requer manutenção constante com matizadores e máscaras de tratamento, somente assim que você irá conquistar um loiro de arrasar.

E, por último, é fundamental lembrar que para qualquer processo químico (seja descoloração, limpeza de coloração ou coloração) você deve antes fazer o teste de mecha para avaliar se o fio se comporta bem ao produto, e o teste de toque para verificar se você não terá reação alérgica ao produto. Ambos estão muito bem explicados como realizar nas embalagens dos produtos.  

Gostou das dicas?! Então compartilha com as amigas! 😉

Em breve a gente volta com mais novidades.


Compartilhe: