Sol, mar, piscina e seus cabelos

Ahhhh, o verão! Sol, praia e piscina são combinações deliciosas e que fazem parte do verão da maioria das brasileiras. Porém, esse trio pode trazer graves prejuízos ao seu cabelo, que poderá ficar sem brilho, quebradiço e até enfraquecido.

Se você quer curtir os dias de sol sem sofrer com ressecamento, opacidade e desbotamento dos fios, continue a leitura deste post e aprenda tudo sobre o assunto!

Como o sol, a água do mar e o cloro da piscina pode comprometer meu cabelo?

As agressões do sol, do mar e da piscina agem, sobretudo, destruindo a camada protetora que existe no fio e no couro cabeludo. A cutícula do cabelo é formada por escamas, que quando estão bem fechadas oferecem uma proteção extra, impedindo que o fio perca umidade e também nutrientes.

O calor excessivo, o cloro e a água salgada agem justamente nessas escamas, fazendo com que a cutícula capilar fique aberta. Isso deixa o fio mais suscetível às agressões e também fragilizado.

O resultado é o aparecimento de pontas duplas, frizz, opacidade, ressecamento e até quebras. Se, além dessas agressões, você ainda faz uso de químicas, como tinturas e alisamentos, ou de chapinha e secador diariamente, os problemas podem ser maiores.

Afinal, o seu cabelo estará enfraquecido e essas outras agressões podem fazer com que a cutícula capilar fique ainda mais aberta, causando danos ainda mais graves à estrutura do seu cabelo.

O sol em excesso

No caso do sol, ainda podem existir outros problemas, principalmente devido à ação dos raios ultravioletas (UV). Eles conseguem agredir a cutícula capilar a ponto de promover a descoloração no cabelo, a perda de brilho e o enfraquecimento do fio.

O couro cabeludo também fica mais exposto e pode sofrer com queimaduras solares, em especial no caso de mulheres que têm cabelos finos. O resultado é o início de um processo inflamatório no couro, piorando os casos de queda, principalmente em quem já sofre com o problema.

Lembrando que esses danos podem acontecer mesmo que você não fique tomando sol na praia ou na piscina, por exemplo. Até uma caminhada debaixo do sol sem nenhuma proteção já pode causar danos aos fios. Por isso é sempre fundamental ter atenção redobrada nos dias de verão.

Piscina e cabelos loiros

As loiras conhecem muito bem o efeito do cloro nas suas madeixas. Afinal, quando em excesso, é possível que o cabelo fique esverdeado. Isso acontece devido à fixação do cobre no fio, substância presente na maior parte dos produtos usados para tratar a água da piscina.

Por isso é fundamental fazer uso de produtos desamareladores pelo menos uma vez por semana. A Yamá acabou de lançar dois produtos (shampoo e máscara de tratamento) perfeitos para você manter a manutenção do seu loiro perfeito ideal esse verão. A linha Ametista Blond, confira:

Mas, mesmo quem não tem o cabelo claro sofre com os danos do cloro, já que a substância penetra na fibra capilar e fragiliza o fio. A única diferença é que as loiras podem sentir esse efeito de forma mais intensa, devido à mudança da coloração.

O que fazer para evitar esses danos?

Apesar de tudo isso, ninguém vai deixar de aproveitar os dias de calor, não é mesmo? A boa notícia é que existem alguns cuidados mais simples que já podem ajudar a evitar danos maiores. Como:

  • sempre que for sair no sol use uma barreira, como um boné, uma viseira ou um chapéu;
  • se for possível, prenda o cabelo em um coque, reduzindo a área que estará exposta às agressões;
  • sempre que possível, tente retirar o cloro e o sal do cabelo o mais rápido possível, por exemplo tomando uma ducha de água doce após um mergulho;
  • evite pentear o cabelo molhado que pode favorecer à quebra dos fios que já estão fragilizados;
  • evite outros danos ao seu cabelo enquanto ele estiver fragilizado a essas exposições, como tratamentos químicos e tinturas.

Como você pode notar, embora sol, piscina e mar sejam deliciosos, também exigem cuidados redobrados para manter o seu cabelo livre do ressecamento, da opacidade e do desbotamento, garantindo mais saúde aos seus fios.

Gostou deste conteúdo? Então espalhe as nossas dicas com a suas amigas, compartilhando este post nas suas redes sociais!


Compartilhe: